>
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Deborah Secco: "Sei que vou ser sempre criticada"
______________________________________

Intérprete da alpinista social Maria do Céu de A Favorita, Deborah Secco não se cansa de enaltecer as possibilidades dramáticas do papel e o destaque que conseguiu. Mesmo sem fazer parte da trama central da história. "A Céu vai de retirante que surge na boléia de um caminhão a perua casada com marido rico e gay", empolga-se.

Para cortar a onda de bom-humor, só mesmo um assunto: as críticas que, segundo a própria, já está mais que acostumada a receber quando aparece na TV. "Vai ser sempre assim. Mas tudo bem, só falam de quem chama atenção em algum sentido", desconversa.

A segurança de Deborah, dessa vez, tem motivo especial. Desde a estréia de A Favorita, a atriz já recebeu inúmeros elogios do autor João Emanuel Carneiro. Alguns até públicos. E é nisso que a atriz se baseia na hora de entrar em cena. "Dou muito valor ao que as pessoas que trabalham comigo acham de mim. Até agora, não me pediram para fazer nada diferente", defende-se.

Confira a entrevista ao TV Press...

A Céu começou a novela na boléia de um caminhão, se revoltou contra o pai, tentou arrumar um marido rico, se casou com um gay e está grávida do namorado da mocinha da novela. Como você lidou com tantas mudanças na trajetória da personagem? Todos os trabalhos têm nuances, momentos distintos. Mas o texto do João Emanuel Carneiro é mesmo rápido. Em algumas situações, precisei parar para pensar, estudar, experimentar o que poderia funcionar. A relação dela com o Halley, do Cauã Reymond, por exemplo. Em um capítulo eles se viram e ele falou que ela era linda. Logo depois eles já estavam transando e conversando como amigos íntimos. A gente sentou, discutiu, debateu com a direção. Acho que a parte legal do trabalho de atriz é essa: construir formas de sair de um extremo ao outro sem que as coisas fujam do rumo.

E você acha que conseguiu isso em todos os momentos? Recebo elogios de toda a equipe. Claro que algumas seqüências são mais difíceis do que outras. Uma das características da Céu que mais trabalhei foi a relação dela com o Cassiano. Isso não estava previsto na sinopse, o João decidiu usar porque achou que era um casal com uma química boa. Então fui buscar esse lado da entrega, esse amor incondicional que tenho de passar no ar mesmo interpretando uma mulher forte e, em várias situações, até dura. Criei um olhar que eu chamo de infinito, além de uma forma de falar mais doce. Como a Céu tinha cenas muito fortes com o pai, aproveitei para fazer aquela menina virar frágil nesse aspecto romântico.

Mas você vem recebendo muitas críticas a esse trabalho... Não leio essas coisas. Procuro não me apegar. As críticas que eu acho importantes são as do diretor, Ricardo Waddington, ou do João, que escreve a história. Também ouço muito o que meus colegas de estúdio falam. Essas pessoas têm total liberdade para falar qualquer coisa. E, curiosamente, não me pediram nada diferente do que eu já estava fazendo. Os críticos falam que a personagem mudou demais, que ficou esperta. Não concordo, a idéia era mesmo mostrar a vida de uma menina que sai do interior para uma cidade grande e, assim que ganha algum dinheiro, se comporta com exageros. É complicado você dimensionar prazos em novela. Tiveram algumas passagens de tempo na trama e as pessoas nem notaram. Só a viagem da Lara para a França durou dois meses. Sei que vou ser sempre criticada.

Por quê? Não sei o motivo. Na verdade, acho que todos os papéis que eu pego são polêmicos. Não agradam 100%. Antigamente eu ficava magoada, tentava enxergar aquelas coisas, mas hoje acredito que só falam de quem chama atenção em algum sentido. Nessa novela, por exemplo, as críticas surgiram quando eu aparecia em uma, duas cenas por semana. Nem me viam direito no ar e já estavam criticando. Falei duas frases e fui massacrada. Que bom que chamo essa atenção em tão pouco tempo. Só no capítulo 42 minha personagem conheceu o Cassiano e se mudou para Triunfo, mas eu já chamava mais atenção que as pessoas que estavam fazendo trinta cenas por capítulo. É assim que eu encaro.

Na sinopse da novela, a Céu não tinha qualquer relação com a trama central. Isso incomodou você? Não, sempre soube que era uma trama paralela mesmo. Mas na minha carreira tive grandes personagens com essas condições. Aprendi a não me apegar a rótulos. A Sol, em América, que era uma protagonista, me rendeu frutos tão bons quanto a Darlene, de Celebridade, ou a Íris, de Laços de Família. O mais importante é a consistência dramática que o papel carrega e o que você pode construir em cima disso. Desde o início eu vi que a Céu seria um bom aprendizado nesse sentido. Existem várias personagens em uma só ali.

Nesse caso, o fato da Céu não ter se tornado prostituta a decepcionou? Não. É claro que daria para trabalhar coisas bem legais em cima, mas achei coerente da parte do autor. Já que o João decidiu investir em uma relação entre a Céu e o Cassiano, não dava para colocá-la depois transando por dinheiro. Isso condenaria de cara qualquer possibilidade de final feliz entre os dois. Além disso, deu muito certo a idéia de deixar o Iran Malfitano na novela e unir a Céu ao Orlandinho. Abriu possibilidades para eu trabalhar, a partir da mesma personagem, momentos dramáticos, românticos e extremamente engraçados. Para mim, foi excelente, um exercício tão forte quanto o que tive em América. E fiz uma participação há pouco tempo em Paraíso Tropical como uma prostituta.

Ao falar sobre seu trabalho em A Favorita, Deborah só é capaz de lamentar uma coisa: o esvaziamento de núcleo familiar de sua personagem. Para a atriz, as cenas mais fortes de Maria do Céu aconteceram nos conflitos com Edivaldo, seu pai, interpretado por Nélson Xavier, e com a irmã Greice, de Roberta Gualda. "Outro dia gravei com a Roberta e muitas pessoas na rua me disseram que choraram com a cena", valoriza.

Segundo ela, o envolvimento nas cenas era tanto que, após a morte de Edivaldo, o próprio Nélson escreveu-lhe uma carta. No documento, desculpava-se por não ter a capacidade de construir um personagem rude e violento, para que Céu não saísse como vilã da história. "Falei para ele que ia colocar numa moldura e guardar para o resto da vida", orgulha-se.

Fonte: TV Press

Marcadores:


escrito às 12:17 - Link da notícia -

Introdução
Nosso conteúdo é sobre a atual telenovela “A Favorita”, exibida pela Rede Globo.
Gosta da novela? Sinta-se a vontade e confira as notícias que postamos diariamente sobre ela. Possui alguma dúvida? Mande-nos um comentário, que responderemos aqui mesmo no site. Outras informações? afavorita-web@hotmail.com.

Enquete
Nova enquete em breve!

A Favorita
Site oficial
Wikipédia
IMDb

Shopping
Compre já as trilhas dos CDs de A Favorita!

Clique para comprar
Clique para comprar
Clique para comprar
Clique para comprar

Arquivos

Busca
No intuito de facilitar a busca pelas notícias, tanto quanto as mais antigas, tanto as mais atualizadas, dividimos-as, cada uma, em categorias distintas (audiências, capítulos, curiosidades etc.). Então, clique na categoria, com as notícias relacionadas a este assunto, que você quer ver:

Audiências
Capítulos
Curiosidades
Enquetes
Entrevistas
Estilos
Fotos
Gravações
Matérias
Mini-entrevistas
Músicas
Na Íntegra: Próximos capítulos
Portugal
Quadrinhos
Respostas de dúvidas
Site

Nós ainda temos essa caixa da busca, para que você que queira achar notícias de personagens, atores/atrizes etc., sem ter que ficar "catando" pelas notícias anteriores até achar:
(Atenção: a escrita deve estar correta e de modo claro que o buscador possa achá-la.)

Parceiros
Zanessa BrasilThat's So Raven BlogandoJonas-Brothers-Brasil Lindsay Lohan Media CenterDeborah Secco-Fãs
A Favorita PortugalMegamix DisneyHannah Cyrus Vs. Miley MontanaCentral VanessaQuando Toca O Sino
Camp Rock Downloads DisneyMalhação BR

Quer ser parceiro? Mande um comentário com o link do seu site (mas antes nos linke primeiro).
Aviso para os parceiros daqui: Não vale me tirar dos seus parceiros depois! Caso isso aconteça, terei que tirar o link de vocês também.

Site
Desde: 31/07/08

Aviso: Não tenho contato com a Globo, nem com o elenco, nem com o diretor, nem com a equipe, produção, autor e afins. O que postamos são de direitos autorais da Rede Globo e apenas sou fã da novela, fornecendo um site com notícias para os fãs!

Visitas:
visitas totais - online(s)
Free counter and web stats

www.afavorita-web.blogspot.comwww.afavorita-web.tk
proibida a cópia total ou parcial do site e design.

Powered by Blogger