>
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Iran Malfitano: "Venci um obstáculo interpretando Orlandinho"
_____________________________________

Personagens gays em novelas, quando agradam, quase sempre é pela comicidade de gestos afeminados incontidos. Com o Orlandinho de Iran Malfitano em A Favorita, é diferente. O ator conta que nunca foi abordado com tanto carinho pelo público, pois todos adoram a sensibilidade e o bom-caratismo do personagem.

Todo mundo lamenta quando ele não aparece em um capítulo e dizem que estão tristes porque a novela está chegando ao fim. Para as pessoas a bondade do Orlandinho está acima de sua opção sexual", analisa Iran. Prova disso é que, ao final da novela, o personagem deve terminar mesmo é com Céu, "deixando" de ser gay. "A maioria das pessoas torce por isso", conta.

Na eleição realizada por TV Press para escolher os melhores e piores de 2008, editores de mais de 60 jornais e portais de todo o país também mostraram que Iran Malfitano agradou como Orlandinho. O ator foi escolhido o coadjuvante do ano e se orgulha do resultado. "Dá uma sensação de dever cumprido. Sinto que a cada trabalho consigo mostrar mais minha vocação e fico muito feliz", agradece o ator.

Como Orlandinho, você faria apenas uma participação em A Favorita. A permanência de seu personagem na novela e a repercussão que ele alcançou te surpreendem? Eu me sinto muito lisonjeado porque inicialmente eu faria dois capítulos, depois passaram a ser 30 e acabei ficando até o fim da história. Só isso já é um reconhecimento pelo meu trabalho. Mostrei disponibilidade para o João Emanuel Carneiro, aceitei com garra esse personagem sem me preocupar se as pessoas têm preconceito em relação ao homossexualismo ou não. Se tivesse pudores, não seria ator, ia trabalhar com comércio. Ser ator para beijar mulher bonita? Isso é fácil. Mas e na hora de beijar homem ou olhar para um cara com desejo? Acho que mostrei serviço.

Personagens gays facilmente escorregam para a caricatura. O que foi mais difícil na composição desse papel? É um trabalho complicado. Para falar a verdade só no final da novela é que vejo que estou com o personagem na mão. E tenho de agradecer aos atores com quem contracenei e aos diretores por ter conseguido levá-lo à frente. Recebi vários conselhos e fui ponderando tudo para tentar melhorar. O ator Bruno Gradim, que hoje faz Revelação no SBT e é meu grande amigo, já ganhou até prêmio no teatro interpretando homossexuais. E às vezes ele levava esse personagem para as mesas de bar onde a gente saía. Sempre achei que ele fazia maravilhosamente bem e ficava me perguntando se eu conseguiria. Quando soube que o Orlandinho ia se descobrir gay na novela, a dúvida voltou à minha cabeça. Não era um bloqueio, mas sim um obstáculo que eu teria de vencer. Hoje me sinto bem e vejo que o personagem definitivamente deu certo. Porque todo mundo está gostando. Recebi elogios de pessoas que eu não esperava.

Quem, por exemplo? A Patrícia Pillar chegou e me disse que eu estava trabalhando muito bem. Depois de ouvir isso de alguém que entende, o que mais eu quero? Nos corredores do Projac, o Fábio Assunção também me parou para dizer que estava me adorando na novela, ficou conversando comigo sobre o meu personagem. Nenhum deles precisava ficar me elogiando, mas elogiaram. É por isso e pela resposta que tenho do público que adoro fazer o Orlandinho.

Como é o assédio na ruas? As pessoas abraçaram o personagem e todo mundo adora o Orlandinho. Mesmo em se tratando de um país preconceituoso e que aceita com mais facilidade o homossexualismo feminino. Ele cativou as pessoas porque é humano, é do bem, sensível e isso está acima de sua sexualidade. Recebi inclusive e-mails de homossexuais agradecendo por eu ter humanizado o personagem dessa forma. Os idosos chegam até mim e as crianças me abordam sem que suas famílias as repreendam de alguma forma. Talvez as pessoas estejam revendo essa questão do preconceito.

Você enfrentou alguma manifestação negativa nas ruas? Negativa, não. A não ser algumas pessoas que não sabem abordar de maneira educada. Estava em uma van outro dia quando um rapaz me viu e disse que não andava em carro junto com "veado". A pessoa do lado me cutucou e disse: "Olha lá, ele está mexendo com você". Só respondi que não devia ser comigo, pois ali estava o Iran e não o Orlandinho. De qualquer forma esse tipo de comentário eu ignoro. E eles não somam nem cinco. A verdade é que a abordagem do público comigo mudou muito depois de A Favorita.

O personagem Orlandinho é uma ótima válvula de escape para um ator que já era um sério candidato a ser um eterno galã de novelas. "É legal ver que não fico restrito a determinado tipo de papel e que posso ir além do pegador. Até então eu era o Gui da Malhação. Agora é completamente diferente. Eu sou o cara que faz a novela das oito. Mas o que está em questão não é a novela em horário nobre, mas sim a credibilidade que estou ganhando. Antes eu fazia personagens que sempre carregavam alguma coisa de mim, de uma certa forma eram mais fáceis. Desta vez, tive de me aprofundar, estudar. Quando você tem um rostinho bonito é difícil permanecer nessa profissão.", avalia Iran.

Fonte: TV Press + Diário do Grande ABC

Marcadores:


escrito às 15:56 - Link da notícia -

Introdução
Nosso conteúdo é sobre a atual telenovela “A Favorita”, exibida pela Rede Globo.
Gosta da novela? Sinta-se a vontade e confira as notícias que postamos diariamente sobre ela. Possui alguma dúvida? Mande-nos um comentário, que responderemos aqui mesmo no site. Outras informações? afavorita-web@hotmail.com.

Enquete
Nova enquete em breve!

A Favorita
Site oficial
Wikipédia
IMDb

Shopping
Compre já as trilhas dos CDs de A Favorita!

Clique para comprar
Clique para comprar
Clique para comprar
Clique para comprar

Arquivos

Busca
No intuito de facilitar a busca pelas notícias, tanto quanto as mais antigas, tanto as mais atualizadas, dividimos-as, cada uma, em categorias distintas (audiências, capítulos, curiosidades etc.). Então, clique na categoria, com as notícias relacionadas a este assunto, que você quer ver:

Audiências
Capítulos
Curiosidades
Enquetes
Entrevistas
Estilos
Fotos
Gravações
Matérias
Mini-entrevistas
Músicas
Na Íntegra: Próximos capítulos
Portugal
Quadrinhos
Respostas de dúvidas
Site

Nós ainda temos essa caixa da busca, para que você que queira achar notícias de personagens, atores/atrizes etc., sem ter que ficar "catando" pelas notícias anteriores até achar:
(Atenção: a escrita deve estar correta e de modo claro que o buscador possa achá-la.)

Parceiros
Zanessa BrasilThat's So Raven BlogandoJonas-Brothers-Brasil Lindsay Lohan Media CenterDeborah Secco-Fãs
A Favorita PortugalMegamix DisneyHannah Cyrus Vs. Miley MontanaCentral VanessaQuando Toca O Sino
Camp Rock Downloads DisneyMalhação BR

Quer ser parceiro? Mande um comentário com o link do seu site (mas antes nos linke primeiro).
Aviso para os parceiros daqui: Não vale me tirar dos seus parceiros depois! Caso isso aconteça, terei que tirar o link de vocês também.

Site
Desde: 31/07/08

Aviso: Não tenho contato com a Globo, nem com o elenco, nem com o diretor, nem com a equipe, produção, autor e afins. O que postamos são de direitos autorais da Rede Globo e apenas sou fã da novela, fornecendo um site com notícias para os fãs!

Visitas:
visitas totais - online(s)
Free counter and web stats

www.afavorita-web.blogspot.comwww.afavorita-web.tk
proibida a cópia total ou parcial do site e design.

Powered by Blogger